terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Garota Exemplar - Gillian Flynn

Feliz Ano Novo! 
Sei que sumi novamente, desculpa! Mas podem ter certeza que sempre que eu terminar uma leitura, oi tiver algo muito legal pra contar, eu venho correndo compartilhar com vocês. Ok?

Finalmente terminei uma leitura iniciada em outubro de 2017, demorei pra terminar, sim! Mas deixando bem claro que eu me permito ler com calma, sem pressa.
Confesso que antes, queria manter uma constância de livros lidos aqui no blog, criar uma rotina de livros lidos, mas tenho outras coisas para fazer, não vivo exclusivamente de ler livros. Então será assim, um livro por vez, pelo tempo que tiver que ser.

E hoje teremos duas resenhas o livro e o filme Garota Exemplar 
Vamos começar:

Garota Exemplar

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?


Minha opinião: 

O que posso falar “MEU DEUS” que história louca, eletrizante, engraçada e surpreendente.  A cada  capítulo uma reviravolta, chegou um momento em que eu não sabia mais em quem acreditar, mas quando tudo veio á tona, meu queixo caiu. Amy foi extremamente “exemplar” com a sua vingança, me fez desconfiar  do seu marido assim como todos na cidade, não posso negar, ela foi genial.
Mas é exatamente isso que acontece, não sabemos o que se passa no casamento alheio, temos dois lados, duas versões de uma mesma história, como em tudo na vida.
O livro é dividido em três partes e alterna capítulos entre a visão de Nick e de Amy. No começo somos apresentados a um casal que estão completando 5 anos de casados, mas Amy desaparece e Nick é o principal suspeito.

Temos relatos de Amy que só quem é casada ou já passou tal 
situação entende. Como o homem ou a maioria deles não se importam com certos detalhes como:
“Eu nunca fui uma megera... Nick não é o tipo de cara que pensa em passar aspirador ou limpar a geladeira. Ele realmente não vê esse tipo de coisa. Tudo bem. Mesmo. Mas eu gosto de um certo padrão de vida — acho que é justo dizer que a lixeira não deve literalmente transbordar, e os pratos não devem passar uma semana na pia com burrito de feijão seco grudado. Isso é simplesmente ser um companheiro bom e adulto. E Nick não está mais fazendo nada, então tenho de reclamar como uma megera, e isso me deixa furiosa: Você está me transformando no que eu nunca fui e nunca quis ser, uma megera, porque não está cumprindo sua parte em um acordo muito simples. Não faça isso, não é certo fazer isso.”
Quem diria que a doce e meiga Amy Exemplar na verdade seria uma “piranha desgraçada” fria, manipuladora, calculista e má.
Pobre Nick, ou não? Senti dó e raiva ao mesmo tempo, achei ele um grande babaca, mas tenho que admitir, ela pegou pesado.
Pensei em vários finais para o casal, mas entendi que não podia ser diferente para uma mente como a de Amy.
“ – Sinto pena de você? – Por quê? – Porque toda manhã você tem de acordar e ser você.”Nick Dunne
Não quero dar muito spoiler , mas instigar vocês a lerem e tirarem suas próprias conclusões.

Outra capa do livro:


Filme: Garota Exemplar


Minha opinião: Excelente! Fico tão feliz quando assisto a um filme que foi adaptado e ele consegue captar a essência do livro. Nick Dunne não poderia ser melhor interpretado, Ben Affleck estava ótimo, Amy com um olhar congelado, insano e vingativo, perfeita Rosamund Pike. Mas pudera, o roteiro foi da própria autora. Mas mesmo tudo sendo tão bom, faltou algumas “cositas”, o livro tem 500 páginas, né! Pensei que veria mais o pai do Nick, ele era engraçado, Nick mais raivoso. Mas, o mais importante, a alma do livro estava ali, história desse casal nuclear foi contada da melhor forma.


Nota de 1 a 5

  


Xeru!



Um comentário:

  1. Adorei este filme, MESMO!! Achei a história super interessante e captou mesmo a minha atenção...

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/01/golden-globes-2018-black-on-red-carpet.html

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir